Como lidar com a Família dele(a)?
6/28/20242 min read
Os Estilos de Família
Quando dois indivíduos se casam, eles não apenas unem suas vidas, mas também suas famílias de origem. Cada família tem um estilo próprio, que pode ser emaranhado ou disperso. Famílias emaranhadas tendem a ser muito próximas, compartilhando tudo e sem muitos limites definidos. Por outro lado, famílias dispersas mantêm uma distância maior, com limites mais definidos, portanto, esses membros dessa família tendem a ser mais independentes. Respeitar esses estilos é fundamental para manter a harmonia.
A Importância de Colocar Limites
Embora seja essencial respeitar os estilos familiares, colocar limites é igualmente importante. Definir fronteiras claras ajuda a proteger a nova unidade familiar que está sendo formada. Isso não significa afastar-se ou desonrar os pais, mas sim estabelecer um equilíbrio saudável. Limites podem incluir discutir as expectativas de visitas, a frequência de ligações e a interferência em decisões do casal. Comunicação aberta e honesta é a chave para que todas as partes entendam e respeitem esses limites.
A Nova Família
A prioridade de um casal recém-formado deve ser a nova família que estão criando juntos. Isso não significa que os pais e parentes próximos devem ser deixados de lado, mas sim que o foco principal deve ser no bem-estar do casal. Honrar os pais não é sinônimo de seguir todas as suas opiniões ou demandas, mas sim mostrar que eles fizeram um bom trabalho na criação, tornando-se adultos responsáveis e capazes de tomar suas próprias decisões.
Para que tudo funcione bem, é essencial que o casal discuta suas expectativas e chegue a um acordo sobre como lidar com as famílias de origem. Isso inclui falar sobre como cada um se sente em relação às suas famílias, quais são as preocupações e como pretendem abordar os desafios. Estar na mesma página fortalece a relação e garante que ambos se sintam apoiados e compreendidos.
Lidar com as famílias de origem pode ser um desafio, mas com respeito, limites claros e comunicação, é possível manter uma relação saudável e equilibrada com todos os envolvidos. Lembre-se sempre de que a família que vocês estão formando é a prioridade e que honrar os pais significa viver de uma maneira que os faça sentir orgulho de vocês.
Cris Pinheli - CRP 08/22639
© 2024. All rights reserved.
